O Design é a principal variável que facilita o uso de uma plataforma. Usando como exemplo a plataforma para a vacinação contra a COVID-19, milhões de pessoas nos EUA estão elegíveis para receber a vacina, mas enfrentam um processo de cadastro complexo e desnecessário. Não é incomum que essa complexidade exagerada esteja presente em outras situações do cotidiano.

Para evitar muitas opções, papeladas ou termos difíceis, as empresas podem simplificar ao máximo os processos ou fornecer ferramentas que ajudem seus funcionários a entendê-los e guiá-los para a melhor escolha, deixando claro os tradeoffs entre cada alternativa.

Opções padronizadas são recomendadas para auxiliar os funcionários mais vulneráveis. Se uma opção beneficia funcionários ricos e experientes, mas não os mais vulneráveis, essa opção não deve ser colocada como padrão. Uma boa solução seria um padrão inteligente, que pré-seleciona a opção de acordo com o perfil do funcionário.

Outra ferramenta efetiva é excluir opções que são inferiores às outras em todos os sentidos. Esse tipo de ação auxilia os funcionários mais vulneráveis e beneficia tanto eles, quanto a empresa.